segunda-feira, 10 de março de 2014

Bunker nazista vira centro de energia limpa na Alemanha

01/03/2014 13h54

A cidade de Wilhelmsburg, na Alemanha...

Divulgação


...pegou uma parte (ruim) de sua história e a transformou em algo bom para a cidade. Um bunker nazista, construído em 1943, foi restaurado para ser um centro de energia limpa e lazer para a cidade.

O bunker, com paredes de três metros de largura, era capaz de proteger até 30 000 pessoas em casos de emergência, como bombardeios à cidade. Em 1947, no entanto, o exército britânico conseguiu explodiu o interior do local. Por mais de 60 anos se acreditou que o local estava inutilizado e ficaria como uma relíquia da Segunda Guerra Mundial para sempre.


Mas a tecnologia ganhou. Após sofrer uma reforma geral, que teve início em 2010, o bunker está praticamente pronto. Para 2015 espera-se apenas completar a ligação com o sistema de aquecimento.

Além disso, graças ao uso de biogás e de painéis solares, o bunker irá emitir 95% a menos de CO2 do que seria liberado caso essa energia fosse gerada usando os meios tradicionais da região.

A estrutura também abriga um tanque de água gigantesco. Com 1,9 milhão de litros d'água, é nessa estrutura que a energia para o aquecimento das residências é armazenada. O bunker é ligado também a uma fábrica da região. Ele é capaz de recolher e redistribuir energia desperdiçada pela fábrica.

Ele já é capaz de gerar 22 500 MWh de aquecimento e 3 000 MWh de energia elétrica. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, isso é o suficiente para aquecer 3 000 residências e fornecer luz para 1 000 casas.

O projeto, que tem custo de 24 milhões de euros, ainda envolveu a criação de uma área de exposições e um café dentro do prédio. O bunker tem papel importante no longo prazo. A cidade de Wilhelmsburg pretende emitir zero carbono até 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página